sexta-feira, 14 de maio de 2010

Vos darei pastores segundo meu coração


Convite ao Clero brazileiro se concretiza com a presença de mil padres reunidos no Centro de Convenções.


No dia 19 de junho de 2009, festa do Sagrado Coração de Jesus e Dia Mundial de oração pela santificação dos sacerdotes, o Santo Padre abriu o Ano Sacerdotal, tempo dedicado a um intenso aprofundamento da identidade sacerdotal. O Cardeal Cláudio Hummes, Prefeito da Congregação para o Clero e Legado Papal para o XVI Congresso Eucarístico Nacional do Brasil, realizado em Brasília, convidava as diferentes Conferências Episcopais a promoverem momentos de estudo e reflexão acerca do tema do sacerdócio católico e do sentido extraordinário da vocação e da missão dos sacerdotes na Igreja e na sociedade. Da mesma forma, quando este foi encarregado para ser o legado papal por ocasião do Congresso Eucarístico Nacional que se realiza nesses na Capital Federal, enviou uma carta convidando a todos os sacerdotes do país a estarem reunidos às vésperas do XVI CEN para juntos poderem refletir e partilhar.

O convite ao clero brasileiro se concretizou com mil padres que acompanharam a Jornada no Centro de convenções Ulysses Guimarães. Entre os padres que participaram na Jornada Sacerdotal encontrava-se o Pe. Cássio Augusto Antunes, vigário na Paróquia de Santa Maria dos Pobres, em Paranoá-DF. Ele deseja que o XVI Congresso Eucarístico desperte nele um maior amor pela Eucaristia. "A minha experiência é que a Eucaristia pode ajudar-me a ter mais intimidade com Jesus Cristo", afirmou.

A oração das laudes presidida pelo Núncio Apostólico Dom Lorenzo Baldisseri deu inicio a Jornada. Na sua homilia, fez menção da presença do Santo Padre em Fátima concomitante a realização da Jornada Sacerdotal. Após a oração das laudes, o Cardeal Cláudio Hummes em sua conferência, salientou que o Sacerdote antes de tudo é humano e cristão. Apresentou diversos aspectos da vida do presbítero, reiterando que a liberdade está em direta relação com a verdade: a importância e centro da caridade pastoral; a dimensão de discípulos que tiveram um encontro pessoal com Cristo podendo assim anunciá-lo, sendo esta a dimensão missionária intrínseca ao ministério; a dimensão eucarística, que vem unidade à comunhão eclesial, o amor à Palavra, seja através da escuta, seja pela lectio divina, salientando também o amor pelos pobres.

Pe. Antônio Hoffmeister da Arquidiocese de Porto Alegre enviado no ano passado para a Prelazia do Xingú, partilhou a alegria de viver neste ano sacerdotal o Congresso Eucarístico, sabendo que não se pode pensar no sacerdócio sem a eucaristia e nem na eucaristia sem o sacerdócio. Por fim, Dom Guy-Marie Bagnard, bispo de Ars, partilhou fez uma reflexão acerca do ministério sacerdotal à luz das palavras do Santo cura d'Ars, ressaltando ao final: “Nossa fidelidade, nosso ardor para a missão depende da nossa fé! A missão é uma questão de fé! E de esperança: mais tarde, veremos!”

Por Marcos Muñoz e Cássio Dalpiaz
Seminaristas do Seminário Redemptoris Mater
Fonte: Site do XVI CEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Copyright - Geração Nova Sacerdotal - Gens - Brasil