quinta-feira, 13 de maio de 2010

Dom Cláudio Hummes chega ao XVI CEN

Dom Cláudio Hummes, chegou em Brasilia nesta tarde de quarta-feira por ocasião do XVI Congresso Eucaristico Nacional.

Dom Cláudio Hummes, enviado especial do Papa para o XVI Congresso Eucarístico Nacional (CEN), chegou em Brasília nesta tarde de quarta-feira e foi recepcionado por Dom Lorenzo Baldisseri, Núncio Apostólico no Brasil, por Dom João Braz de Aviz, arcebispo metropolitano de Brasília, por Dom Geraldo Lyrio, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e por Dom Raymundo Damasceno, presidente do Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM).

“O Congresso Eucarístico é um evento importantíssimo para Brasília e para o Brasil. Estamos extremamente felizes com a chegada do cardeal”, declarou o núncio. “Estou muito feliz com a chegada de Dom Cláudio”, disse Dom João compartilhando do mesmo sentimento de Dom Lourenzo.

Após a recepção no aeroporto, o enviado de Bento XVI seguiu com a escolta dos batedores para a sede da Nunciatura Apostólica, onde ficará hospedado durante o CEN 2010. O Batalhão da Guarda Presidencial deu as boas vindas com toque de trombetas, enquanto Dom Geraldo Magela Agnelo, primaz do Brasil, Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo,e Dom José Freire Falcão, arcebispo emérito de Brasília, esperavam o cardeal em frente à Nunciatura. O enviado se reuniu rapidamente com os bispos presentes e seguiu para um encontro reservado com o presidente Lula, no Centro Cultural Banco do Brasil.

Hospedagem

Dom Cláudio ficará no mesmo quarto em que João Paulo II se hospedou durante as duas visitas à capital federal, em 1980 e 1991. A focolarina Marise Braga é uma das responsáveis pelos cuidados com o enviado. “Ele (Dom Cláudio) é um presente do Papa para nós. Todos que vêm para cá recebemos com muito amor”, conta.

Biografia

Prefeito da Congregação para o Clero, Dom Cláudio é responsável por mais de 400 mil sacerdotes em todo o mundo. Gaúcho de Montenegro e ordenado pela Ordem dos Frades Menores, o cardeal também é conhecido pelo trabalho na Pastoral Operária, entre as décadas de 70 e 90, em que ajudou o movimento grevista de metalúrgicos no ABC paulista.


Fonte: Site oficial do XVI CEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Copyright - Geração Nova Sacerdotal - Gens - Brasil