terça-feira, 1 de junho de 2010

O papel dos Carismas e Movimentos

Durante a recente viagem em Portugal, Bento XVI voltou a falar sobre o contributo dos Movimentos à vida da Igreja hoje, em continuidade com o ensinamento do seu predecessor e referindo-se também à sua própria experiência pessoal.

No seu discurso aos Bispos, no dia 13 de maio de 2010 em Fátima, depois de fazer considerações sobre o Concílio Vaticano II, lembrou estas palavras de João Paulo II: «A Igreja tem necessidade sobretudo de grandes correntes, movimentos e testemunhos de santidade entre os christifideles porque é da santidade que nasce toda autêntica renovação da Igreja, todo enriquecimento da inteligência da fé e da vocação cristã, uma re-atualização vital e fecunda do cristianismo no encontro com as necessidades das pessoas humanas, uma renovada forma de presença no coração dos seres humanos, uma renovada forma de presença no coração da existência humana e da cultura das nações».

E ainda continuou: «A este propósito, vos confesso a agradável surpresa que tive no tomar contato com os movimentos e as novas comunidades eclesiais. Observando-os, tive a alegria e a graça de ver como, em um momento de cansaço da Igreja, em um momento em que se falava de “inverno da Igreja”, o Espírito Santo criava uma nova primavera, fazendo despertar nos jovens e nos adultos a alegria de serem cristãos, de viver na Igreja, que é o Corpo vivo de Cristo. Graças aos carismas, a radicalidade do Evangelho, o conteúdo objetivo da fé, o fluxo vivo da sua tradição são comunicados em modo persuasivo e são acolhidos como experiência pessoal, como adesão da liberdade ao evento presente de Cristo. Condição necessária, naturalmente, é que estas novas realidades queiram viver na Igreja comum, tendo espaços de algum modo reservados para eles, assim que esta vida se torne depois fecunda para todos os demais. Os portadores de um carisma particular devem sentir-se fundamentalmente responsáveis da comunhão, da fé comum da Igreja e devem submeter-se à orientação dos Pastores».

Confira o texto na íntegra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Copyright - Geração Nova Sacerdotal - Gens - Brasil